Almada Negreiros Auto-retrato com o grupo da Brasileira(1925)

Multi-Hoster Multi-Hoster

terça-feira, 3 de agosto de 2010

DANÇAS TRADICIONAIS



Tal como a música popular, também as danças foclóricas de um povo são um bem marcado do traço da sua personalidade e também nelas se repercute um passado étnico e cultural que a esse povo conferiu a sua individualidade. O povo Lusitano exprime na sua dança a sua própria história e frequentemente evoca velhos rituais pagãos e arcaicas cerimónias cujas origens se perdem nos séculos mas que renascem poderosas na sua autenticidade.

Por danças populares Lusitanas (região das Beiras e norte do Douro) devemos entender, particularmente, as danças que o povo lusitano, hoje inserido no contexto de Portugal, bailou noutros tempos ou ainda hoje baila.

Não existe verdasdeiramente uma dança que se baile em toda a Lusitânia, de norte a sul; se o "Corridinho" e as "Saias" se baile no sul da Lusitânia,e em Portugal, já os "Viras", as "Chulas", as "Gotas" e os "Verde-gaios" só se bailam na Calécia.

Contudo, na sua variedade e diversidade, as danças populares lusitanas (e de uma maneira geral as portuguesas, mas estas últimas não estão aqui em causa) constituem um todo muito harmonioso pois que são, de uma maneira geral, alegres, bem ritmadas e ricas de voltas e posições, sendo uma das suas mais salientes características ofacto de elas serem sempre danças de conjunto, ao contrário do que se verifica entre inúmeros outros povos da Europa e do mundo, onde encontramos grande número de danças de solo, isto é, danças para um só intérprete; outro aspecto muito curioso e bem característico das danças populares lusitanas é o facto de elas serem quase sempre cantadas; queremos dizer que os pares que as bailam também geralmente cantam as melodias, pelo que raras são as danças do nosso povo que não tenham uma bonita e apropriada letra. E o contrário não seria muito compreensível pois que, e muito justamente, o povo lusitano goza da fama de ser um povo de poetas.

Extrato http://tantramuna.home.sapo.pt/danca.html

1 comentário:

  1. Achei perfeito!!!dançar e uma arte,ainda mais sendo uma dança popular que representa suas origens,a cultura de kd pais... é sem duvida muito gratificante ver sua cultura representada em forma de dança...amo dança...é fantástico.Parabéns!!!

    ResponderEliminar