Almada Negreiros Auto-retrato com o grupo da Brasileira(1925)

Multi-Hoster Multi-Hoster

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Criatividade


IDEIAS BRILHANTES
Não é incomum comparar-se a criatividade com uma planta que brota da terra. Mais frequente ainda é a imagem da lamparina, quase um ícone para ilustrar uma ideia. Ideias e inovações brilham, são fáceis de serem percebidas. Mas como chegar a elas?

Há um lado que as pessoas e as organizações deveriam conhecer melhor que é, por enquanto, o lado misterioso do processo criativo.

O mundo subterrâneo

Uma semente que brota vem de um Mundo Subterrâneo. Na mitologia grega este é o Mundo de Hades, deus do desconhecido e de tudo o que se processa dentro de nós de maneira nebulosa ou incerta.

Podemos dizer que o reino de Hades simboliza o inconsciente, tanto o individual como o colectivo. O Subterrâneo de nossas mentes é a moradia do pensamento, da memória, de nossos anseios e receios. Imagino que é neste mundo que a incubação, a intuição e as sinopses criativas acontecem antes de se tornarem visíveis.

O insight – a compreensão profunda de uma situação - ou o “a-há” de uma ideia mostram-nos quase fisicamente esse pulo de dentro para fora de nossas mentes.



Extracto de um artigo de Gisela Kasoy
http://www.giselakassoy.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário