Almada Negreiros Auto-retrato com o grupo da Brasileira(1925)

Multi-Hoster Multi-Hoster

domingo, 22 de agosto de 2010

Vamos à praia...

Multi-Hoster

Multi-Hoster

Estamos no meio de Agosto. O calor que se tem feito sentir convida as familias a irem para praia. Na verdade há que aproveitar estes dias, visto que para fins de Setembro provavelmente não existirá condições para executar esta actividade tão de agrado dos Portugueses. Cabe aqui alguns conselhos, para que essa estadia na praia e a volta para casa se faça sem sobressaltos e sem acidentes que podem estragar um dia que deve ser maravilhoso.
Assim aqui ficam algumas dicas importantes ESPECIALMENTE PARA AS CRIANÇAS:

Os perigos do mar, os riscos do sol, as eternas aventuras com a areia, a alimentação e o risco de se perderem são as principais preocupações.

PERDIDOS.
O psicólogo Manuel Coutinho avisa que a praia é um dos locais onde mais crianças se perdem, por isso toda a atenção é pouca.

MAR.
Nunca nadar sozinhas
É um regra de ouro: as crianças não podem ir à água sozinhas. “Mesmo que nadem bem, os adultos devem supervisioná-las. Uma criança em situações de pânico, como ser apanhada por uma corren-te, perde o controlo”, refere o pediatra Paulo Oom. Os pais também devem definir até onde as crianças podem ir. Água até à cintura, debaixo dos braços, mas perdê-las de vista nunca.

MEDO DA ÁGUA.
A melhor forma de evitar que as crianças tenham medo da água é pô-las na natação. Caso isso não seja possível, a habituação ao mar deve ser gradual e nunca forçada.

QUANDO SAIR DA ÁGUA.
Arrancar as crianças da água pode ser um martírio. Mas enquanto os miúdos se sentirem confortáveis os pais podem deixá-los brincar. Só precisam de estar atentos aos arrepios e aos lábios ou dedos roxos. Assim que mudarem de cor está na hora do descanso.

COMER E TOMAR BANHO?
O problema da paragem de digestão tem a ver com a quantidade de comida e principalmente com o choque térmico. Se os seus filhos fizerem um pequeno lanche, uma sanduíche ou um iogurte, podem ir logo para o banho.

SOL.
Protector solar
Toda a gente sabe, mas vale sempre a pena repetir: evitar a praia das 12h às 16h. É nesta altura que o sol está mais intenso. O protector solar deve ser de ecrã total, de preferência factor 50, e deve ser posto 30 minutos antes da exposição ao sol.

CHAPÉU? SEMPRE!
Se tivéssemos de eleger a peça mais importante na moda de praia infantil, seria o chapéu. De preferência com pala, para proteger os olhos. É a arma mais eficaz contra os golpes de calor (cujos sinto-mas são cansaço, dores de cabeça e vómitos) e a insola-ção (que causa febre, vertigens e desidratação). “Quando têm o cabelo molhado não precisam de chapéu, mas assim que secar devem pô-lo”,

ÓCULOS ESCUROS.
Não é uma questão de estilo nem de moda, garantem os especialistas. Se ainda não comprou uns óculos de sol ao seu filho, trate disso este Verão. Não se assuste, mas as radiações solares aceleram o envelhecimento da retina e facilitam o desenvolvimento de cataratas. Assim, nada melhor que prevenir.

AREIA.
A areia come-se?
“Comer areia é saudável para as galinhas, não para as crianças!” O pediatra Jorge Amil Dias não tem dúvida: as crianças pequenas devem ser mantidas numa toalha de forma a evitar que peguem em areia e a levem à boca. “A ingestão de areia só por si não envolve risco especial, mas as impurezas e o lixo que a acompanha podem causar infecções e gastroenterites.”

COMICHÕES.
A relação com a areia nem sempre é pacífica. Uns comem-na, outros não a suportam. Mas segundo o pediatra Paulo Oom são tudo fases transitórias. “Muitas vezes nas primeiras idas à praia as crianças fazem birras e não querem pôr o pé na areia. É normal e não vale a pena forçar. Com o hábito ultrapassam isso”, refere o pediatra. Mas Jorge Amil Dias indica que se têm comichões pode ser uma alergia, por isso fale com um médico.

COMIDA.
O lanche ideal
Pão de mistura com fiambre de peito de peru, fruta, um iogurte ou um sumo de laranja. Este é o lanche aconselhado. Na praia, as crianças devem comer de três em três horas, porque gastam muitas energias. “Devem fazer um reforço do pequeno-almoço, com um lanche leve. Os fritos, por exemplo rissóis, são de evitar, pois dificultam a digestão.”

BEBER MUITA ÁGUA.
Numa manhã, as crianças devem beber água entre três e quatro vezes. Mesmo que não peçam, os pais têm de oferecer. Repetimos, oferecer. Não forçar. “A criança bebe água quando tem sede. Os refrigerantes não são uma boa opção, porque têm cafeína, que desidrata”, refere a nutricionista. A água gelada também é para esquecer. “A agua à temperatura ambiente hidrata tanto como a fresca e não há risco de ferir o esófago.”

DOCES E GELADOS.
Verão rima com gelados, principalmente no mundo das crianças. Mas é preciso ter cuidado com o que se come na praia. Devem ser consumidos gelados mais saudáveis, feitos à base de leite. Os que têm grande quantidade de açúcar dificultam a digestão. O Mini-Milk e o Epá são dois bons exemplos. E porque não levar gelatina? “É baixa em açúcar, mas continua a ser doce, e fresca"

Aqui ficam alguns conselhos uteis. Boa estadia na praia!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário