Almada Negreiros Auto-retrato com o grupo da Brasileira(1925)

Multi-Hoster Multi-Hoster

quarta-feira, 22 de setembro de 2010



O fim do Verão e o início do Outono abre-se a época das vindimas: as uvas estão prontas para serem colhidas das videiras, num trabalho realizado em ambiente de festa e convívio, para depois produzir o vinho do ano. Uma tradição portuguesa que, apesar de modernizada em alguns aspetos, ainda é o que era.

Embora seja uma atividade típica do norte de Portugal – nomeadamente na região do Douro – a verdade é que as vindimas também se realizam em várias outras regiões do país, arquipélagos incluídos. As diferentes regiões (Beiras, Litoral, Alentejo, Madeira…) contribuem assim para o cultivo de castas distintas (tinto e branco) e, consequentemente, para vinhos distintos, aumentando assim o espólio riquíssimo de vinhos de qualidade com o selo português. Independentemente da região, as vindimas são um evento importante no calendário das colheitas anuais e um dia vivido em pleno. Resta depois esperar pelo S. Martinho, em Novembro, para juntamente com um prato de castanhas fumegantes, servir e provar o vinho novo.

http://clubedevinhos.com/artigos/vindimas-portugal-tradicao-que-perdura

4 comentários:

  1. A escolha do vinho para comprar (sem que você possa prová-lo antes) envolve basicamente quatro fatores: a confiabilidade do produtor, a uva utilizada, o solo da região onde é cultivada, o índice pluviométrico dessa região no ano da colheita – sem levar em conta o preço.

    ResponderEliminar
  2. Muito técnica, mas lhe digo um bom vinho, aquece a alma da gente:) e se fôr aqui da região do alentejo....bem....é o céu!! :)
    O preço...agente esqueçe.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar
  3. Adoro vindimar, acredita???? Fi-lo duas vezes na minha vida. Era algo que queria experimentar para passar a experiência aos filhos, netos... Mas foi uma coisa bem caseira... Pisei as uvas com os pés bem à moda antiga... Foi fabuloso!!!

    ResponderEliminar
  4. Primeiro seja bem vinda ao meu modesto blog Maria Romeu.
    Acredito sim amiga. Vindimar é uma tradição tão antiga que, mesmo para os que culturalmente e socialmente estão afastados dessa realidade objetiva, a sentem como sua. Eu nunca vindimei, mas adoro esta época pela razão que expus anteriormente, sinto o peso da tradição e da cultura.
    Um beijo para si com amizade.

    ResponderEliminar