Almada Negreiros Auto-retrato com o grupo da Brasileira(1925)

Multi-Hoster Multi-Hoster

sábado, 18 de setembro de 2010

ALGO QUE GOSTARIA DE TER ESCRITO...PORQUE SENTIR EU SINTO!!!

Multi-Hoster


PREDOMÍNIO DO SENTIDO INTERIOR

Era eu um poeta estimulado pela filosofia e não um filósofo com faculdades poéticas. Gostava de admirar a beleza das coisas, descobrir no imperceptível, através do diminuto, a alma poética do universo.
A poesia da terra nunca morre. Podemos dizer que as eras passadas foram mais poéticas, mas não podemos dizer (...)

A poesia encontra-se em todas as coisas - na terra e no mar, no lago e na margem do rio. Encontra-se também na cidade - não o neguemos - é evidente para mim, aqui, enquanto estou sentado, há poesia nesta mesa, neste papel, neste tinteiro; há poesia no barulho dos carros nas ruas, em cada movimento diminuto, comum, ridículo, de um operário, que do outro lado da rua está pintando a tabuleta de um açougue.

Meu senso íntimo predomina de tal maneira sobre meus cinco sentidos que vejo coisas nesta vida - acredito-o - de modo diferente de outros homens. Há para mim - havia - um tesouro de significado numa coisa tão ridícula como uma chave, um prego na parede, os bigodes de um gato. Há para mim uma plenitude de sugestão espiritual em uma galinha com seus pintinhos, atravessando a rua, com ar pomposo. Há para mim um significado mais profundo do que as lágrimas humanas no aroma do sândalo, nas velhas latas num monturo, numa caixa de fósforos caída na sarjeta, em dois papéis sujos que, num dia de ventania, rolarão e se perseguirão rua abaixo. É que a poesia é espanto, admiração, como de um ser tombado dos céus, a tomar plena consciência de sua queda, atônito diante das coisas. Como de alguém que conhecesse a alma das coisas, e lutasse para recordar esse conhecimento, lembrando-se de que não era assim que as conhecia, não sob aquelas formas e aquelas condições, mas de nada mais se recordando.

Fernando Pessoa em "O Eu Profundo".
1910?

2 comentários:

  1. O QUE PODERIA DIZER A RESPEITO DESTE TEXTO? TENS RAZÃO POR SENTIR VONTADE DE TÊ-LO ESCRITO,EU TAMBÉM DIRIA O MESMO.....É SIMPLESMENTE SENSACIONAL!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Faz muito tempo que eu digo de mim mesmo, ser um artista sem arte...:) paradoxo eu sei...tenho a alma, mas falta o modo de a expressar na forma de arte :)
    Obrigado pela sua participação e atenção.
    Um beijo com amizade.

    ResponderEliminar