Almada Negreiros Auto-retrato com o grupo da Brasileira(1925)

Multi-Hoster Multi-Hoster

domingo, 17 de outubro de 2010

O que as mulheres amam!



O Amor é um sentimento que cultivamos?

Um dos assuntos mais comentados em nosso dia-a-dia é sem dúvida o amor, a paixão e a diferença entre eles. Basta observar as pessoas no ônibus, na rua ou num café para perceber que grande parte das conversas gira em torno desses assuntos. Também, não há pessoa alguma que não tenha passado por uma grande decepção amorosa na vida. E a grande maioria das pessoas se apaixona, não é correspondida, sofre, depois se apaixona por outra, num ciclo que não acaba mais de paixão, decepção, paixão, decepção....
Cada um deve, e certamente merece, sair dessa roda e encontrar o amor verdadeiro. Mas não é possível dar o passo adiante sem antes compreender o que o mantinha naquela ladainha. Só conseguimos superar um erro se compreendermos o que o causou.
Certamente existem muitos tipos de paixão e muitos motivos que levam alguém a se apaixonar. Um deles, muito comum, é o medo da solidão. Nosso medo de solidão nos leva a ver a pessoa certa em qualquer um que aparece, desde que tenha alguma característica com que nos identifiquemos. Apenas meia dúzia de afinidades nos leva a fantasiar que aquela pessoa é nossa alma gêmea e "criar" uma pessoa que de fato não existe. No fim, percebemos que não existia, de fato, tanta sintonia assim com a outrora "alma gêmea" e paramos, por aquele momento, de sonhar.
Existe outro tipo de paixão: aquela que acontece quando algo nos atrai em determinada pessoa, sejam os olhos ou o sorriso e naquele momento aquela pessoa nos exerce uma atração inexplicável sem sabermos porque. Isso é mais comum em pré-adolescentes. Tal
pessoa, muitas vezes, nada tem a ver com o apaixonado e caso o namoro ocorresse, seria um desastre. Certamente o amor não é algo que chega do nada e te prende - o nome disso é sequestrador; nem algo que te faz perder a respiração e o coração disparar - isso é bronquite asmática; nem algo que te leva pra ver as estrelas e depois manda pro chão de volta - isso se chama alienígena.
Paixão nunca é algo bom. Já está cientificamente comprovado que faz mal pro coração, literalmente, como órgão físico; que é um sentimento gerado nas regiões mais primitivas do cérebro e, para o bem do nosso coração, primeiro devemos nos“ desapaixonar” .
Foram publicadas matérias sobre isso na revista Veja e no jornal O Estado de S.Paulo. Inclusive, a matéria da Veja colocou que, para que o dano ao organismo não seja muito grande, a paixão tem "data de validade" de no máximo 36 meses. Muitas não duram nem dois.
Para existir um namoro feliz e duradouro, num primeiro momento, é necessário que nenhum dos dois esteja apaixonado. Caso o casal namore por paixão, o sentimento inevitavelmente passará e depois se seguirá apenas uma separação, com sofrimentos para ambos os lados. É muito comum dizer que, quando queremos namorar alguém por quem estamos apaixonados,estamos fazendo o que nosso coração manda, quando na verdade isso não é a real vontade do coração. São sentimentos gerados nas regiões mais primitivas do cérebro e, para o bem do nosso coração, primeiro devemos nos“ desapaixonar” .
Foram publicadas matérias sobre isso na revista Veja e no jornal O Estado de S.Paulo. Inclusive, a matéria da Veja colocou que, para que o dano ao organismo não seja muito grande, a paixão tem "data de validade" de no máximo 36 meses. Muitas não duram nem dois.
Para existir um namoro feliz e duradouro, num primeiro momento, é necessário que nenhum dos dois esteja apaixonado. Caso o casal namore por paixão, o sentimento inevitavelmente passará e depois se seguirá apenas uma separação, com sofrimentos para ambos os lados. É muito comum dizer que, quando queremos namorar alguém por quem estamos apaixonados,estamos fazendo o que nosso coração manda, quando na verdade isso não é a real vontade do coração. São sentimentos gerados nas áreas mais primitivas do cérebro. Dizer que estamos escolhendo alguém nos baseando em sentimentos que nem sabemos da onde saíram é estar criando um fator externo que vai decidir quem é a pessoa certa.
"Quem escolhe é ele(a), não eu", baseando-se em instintos que são inconscientes. A paixão é algo involuntário e inconsciente. O que não é uma decisão consciente nossa nos fará sofrer, mesmo que haja correspondência, pois quando não há sintonia entre as pessoas, quando elas não têm afinidade, o namoro será um desastre. Isso de que não podemos controlar as coisas do coração, não temos controle sobre nossos sentimentos é algo absolutamente falso. Não devemos confiar em algo que nem fomos nós que decidimos; um sentimento que simplesmente "apareceu" do nada e inevitavelmente irá passar e antes de passar nos fará sofrer. Se é algo que sempre passa, porque namorar ou casar com alguém por quem sentimos paixão?
Então, quando devemos namorar ou casar com alguém? Quando isso for uma decisão consciente. Quando passamos a ver o outro isentos de qualquer devaneio (buscamos alguém pelo nosso medo de solidão).

Quando já não dependemos de ninguém para sermos felizes e encontramos alguém onde há total sintonia, então podemos abrir nosso coração e permitir que a semente do amor seja plantada nele.
Aos poucos, através de pequenos atos, o amor germinará. Ao encontrar uma pessoa com total sintonia em pensamentos, sentimentos e vontades, alguém que pensa da mesma forma que a gente na maioria das coisas da vida, que tenha objetivos, metas, sonhos, planos em comum, que tenha a mesma visão do mundo, que nos completa, que nos dá o que não temos e que podemos dar a essa pessoa o que ela não tem, aí o amor verdadeiro pode acontecer.
Esse amor é como com uma chispa. Quando sentimos que há uma semente de amor plantada no coração pela outra pessoa, quando não queremos essa pessoa para nos mesmos, para satisfazer carências e necessidades e sim para alcançar um grau novo de felicidade junto com alguém que nos complete totalmente, e quando, principalmente, existe profundo respeito e admiração pela outra pessoa, podemos conscientemente desejar isso e fazer com que a flor que existe em botão no coração de cada um de nós se abra.
Intensificar laços com a outra pessoa enquanto o amor vai crescendo, até chegarmos a ter um sentimento verdadeiro e indescritível.
Este sentimento tão forte não pode brotar antes das pessoas já estarem namorando. Mas é necessário o amor consciente para que ele brote aos poucos e dure, pois é comum casos de mulheres com 40 anos de casamento dizendo "eu não amo mais o meu marido!" e vice- versa, e caso de namorados que declaram seu "amor", depois terminam e declaram seu ódio.
Que amor de verdade existiu que tenha se tornado ódio? Por isso, é necessário compreender as causas da paixão sem sentido para que não nos prendamos mais a isso e quando ouver sintonia total entre duas pessoas, ambas conscientemente “façam o amor surgir”.


Com os devidos creditos AO AUTOR Jefferson Ulisses
Retirado do saite: http://www.scribd.com/doc/13042275/O-Que-as-Mulheres-Amam

1 comentário:

  1. O AMOR!"NÃO É O VOCÊ FAZ,MAS QUANTO AMOR VOCÊ DEDICA NO QUE FAZ QUE REALMENTE IMPORTA"O AMOR É O SEGREDO DE UMA HERANÇA DURADOURA.(O MAIOR PRESENTE QUE VOCÊ PODE DAR A PESSOA AMADA,E O SEU TEMPO...QUANTO MAIOR O TEMPO DEDICADO A ALGUEM Q AMA,MAIS VC DEMOSTRA A IMPORTÂNCIA E O VALOR QUE ELA TEM PARA VOCÊ. RELACIONAMENTOS TOMAM TEMPOE ESFORÇO, EA MELHOR MANEIRA DE SOLETRAR AMOR E T-E-M-P-O.EU PARTICURLARMENTE ACHO QUE A ESSÊNCIA,DO AMOR NÂO EO Q PENSAMOS,FAZEMOS OU PROPORCIONAMOS A PESSOA AMADA,MAS QUANTO DAMOS DE NÓS MESMOS...O AMOR VERDADEIRO SE CONCENTRA TÃO ATENTAMENTE NA OUTRA PESSOA QUE POR UM MOMENTO VOCÊ SE ESQUECE DE SI.A ATENÇÃO DIZ:EU VALORIZO VOCÊ O BASTANTE PARA LHE DAR MEU MAIS PRECIOSO BEM MEU TEMPO.É ISSO E UM SACRIFÍCIO,E O SACRIFÍCIO É A ESSÊNCIA DO AMOR.VOCÊ PODE DAR SEM AMAR,MAS NÃO PODE AMAR SEM DAR...É A PAIXÃO E UM SENTIMENTO ARDENTE,CHEIO DE ENTUSIASMO,E INTENSO,EXCESSIVO MÁS NÃO DURADOURO...É SÓ ENQUANTO DURA O FOGO DEPOIS VAI APAGANDO,POR ISSO Q O AMOR TEM QUE SE DAR DOAR O SEU TEMPO A ELE PARA ELE SE ETERNIZAR... EU ACHO,POSSO ESTAR ERRADA TB MÁS PENSO ASSIM...BEIJOS MEU LINDO...

    ResponderEliminar