Almada Negreiros Auto-retrato com o grupo da Brasileira(1925)

Multi-Hoster Multi-Hoster

sábado, 23 de outubro de 2010

MENTIRA E OMISSÃO

Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte. "Mentir" é contar uma mentira. Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um "mentiroso".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mentira

OPINIÃO:

Mentira, mais do que simplesmente inventar uma estória que na realidade não aconteceu, é um ato de egoísmo e de pura falta de humanidade. Humanidade porque suponho que um ser humano capaz de aceitar sua natureza corruptível não vai jamais aceitar mentir pelo simples fato de que a mentira, a príncipio, o beneficiaria de algum modo em detrimento do outro. Tratar da mentira é tratar da verdade e do direito do outro saber a verdade, ou seja, mentindo privo o outro de um bem que lhe é seu de direito. Privando este outro do seu direito simplesmente estou o violentando de alguma forma, e não exagero em dizer que a mentira torna a pessoa que a faz uma criminosa.

“Não menti, somente não contei…”. Várias pessoas já usaram deste artifício para cobrir coisas erradas ou que iriam desagradar a outras. É a tal da omissão usada muito frequentemente na política (tristemente) mas que teve seu princípio na vida das pessoas, como quase tudo.

De fato, omissão não é tão grave e “destruidor” como a mentira, mas a simples possibilidade de que pode crescer e acabar se tornando uma nefasta e destruidora mentira, torna ela no mínimo indesejada.

Mentira e omissão não se equivalem quanto a gravidade mas se equivalem quanto a princípio de destruição. Não são sinônimos mas são igualmente vícios que devem ser banidos da convivência com os outros.

Extratos de um artigo publicado em: http://valderi-silva.blogspot.com/2010/08/mentira-e-omissao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário